Antonio Lopes Caetano Lourenço

O mundo mudou e está mudando em escala geométrica em decorrência do admirável avanço tecnológico, por isso, cabe a cada um de nós, reconhecer que somente através de ações coletivas podemos alcançar o necessário desenvolvimento de nossas empresas que a cada dia se vêem ameaçadas pela asfixia tributária e pelo ilimitado poder dos Bancos. Em tempos de crise é necessário agir coletivamente.

Assim, com a missão de coordenar e proteger os interesses da categoria econômica do comércio atacadista de materiais de construção, há 77 anos foi constituído o Sindicato representativo do nosso segmento. Ao longo de 7 décadas o Sindicato, com o propósito de estudar e propor às empresas as melhores condições para gerar resultados, tem acompanhado com empenho a situação de mercado e envidado esforços para minimizar os efeitos de práticas desfavoráveis ao exercício das atividades das empresas que representa. Sem perder o foco e tentando converter idéias em ação e ação em resultados, com ajustamento às limitações, mas sempre com a ambição de alcançar o máximo de eficiência, o Sindicato tem buscado cumprir a missão que lhe foi confiada. É importante registrar que a credibilidade do Sindicato – amplamente reconhecida – deve-se ao desempenho de grandes homens do comércio, responsáveis pelos caminhos percorridos em defesa da categoria.

Cabe salientar ainda que a entidade sempre contou com o irrestrito apoio da FECOMÉRCIO-RJ, Federação do Comércio do Rio de Janeiro, cujo suporte técnico tem sido fundamental para o desenvolvimento das atividades sindicais. O sindicato, antes representativo do segmento no Município do Rio de Janeiro, realizando antiga visão da  necessidade de abrangência territorial, conquistou em 22/11/2010, conforme DOU seção I, página 140, sua representação em todo o Estado, após negociações que atravessaram gerações de diretorias. Era uma preocupação que se transformou em projeto, seguido de ações  que visam contemplar, com o mesmo empenho e interesse  dispensado às empresas do Município do Rio de Janeiro, os atacadistas dos demais municípios do nosso Estado.

Não mantendo só esperanças, mas razões para acreditar que a voz de uma categoria forte depende de uma atuação conjunta e persistente, o Sindicato  promoverá, com as empresas que representa, o fortalecimento do setor atacadista de materiais de construção. Buscando assim, formas e fórmulas capazes de permitir a otimização dos serviços que devem ser prestados às empresas, o Sindicato conta com a adesão dos empresários de todos os municípios – como multiplicadores – para, juntos, alcançarmos esse ambicioso compromisso.

Os atacadistas do Município do Rio de Janeiro unem-se   aos empresários dos demais municípios para que, em conjunto, possam definir rumos, estabelecendo negociações legítimas em questões de capital importância para o fortalecimento e melhor representatividade do segmento. Sejam sempre bem vindos os novos empresários, com novas idéias e novos modelos de negócios para maior oxigenação do Sindicato.

Antonio Lopes Caetano LourençoPresidente SINCOMAC - Gestão 2014/2018